segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Aula - dia 22/10

Nesta aula pudemos prosseguir o pensamento acerca dos conceitos que envolvem a Cibercultura, e em um semi-círculo pudemos expor e debater esses temas, com base, principalmente, nas pesquisas feitas.

Discutimos dentre outros assuntos os conceitos de:

  • Inteligência Artificial - A Inteligência Artificial é uma ciência, que procura tanto estudar e compreender o fenômeno da inteligência, como construir instrumentos para apoiar a inteligência humana. É o ramo da informática que procura desenvolver tecnologia objetivando que os computadores tenham desempenho similar ao aos seres humanos. O termo foi criado, em 1956, por John McCarthy, então engenheiro do MIT (Massachusetts Institute of Technology).
  • Hipertexto - Segundo Heim(1993), hipertexto é um modo de interagir com textos e não só uma ferramenta como os processadores de textos. Por sua característica, o usuário interliga informações intuitivamente, associativamente. Através de saltos - que marcam o movimento do hipertexto - o leitor assume um papel ativo, sendo ao mesmo tempo co-autor. O hipertexto possibilita novas formas de ler e escrever, um estilo não linear e associativo, onde a noção de texto primeiro, segundo, original e referência cai por terra. Para Lévy (1993) o hipertexto é um conjunto de nós ligados por conexões. Um conjunto de nós ligados por conexões. Os nós podem ser palavras, páginas, imagens, gráficos , sequências sonoras, documentos complexos que podem eles mesmos ser hipertexto.
  • Virtualidade - Lévy (1996) denomina virtualidade como um “complexo problemático, nó de tendências ou de forças que acompanha uma situação, um acontecimento, um objeto ou uma entidade qualquer”. Com o desenvolvimento das comunicações computadorizadas em rede, se popularizaram os termos "virtual" e "virtualidade". Popularmente, chama-se "virtual" tudo aquilo que diz respeito às comunicações via Internet.

Também dedicamos um tempo da aula à preparação dos seminários. A minha equipe decidiu que todos os componentes deveriam estudar artigos e textos que tratem do impressos na educação e na próxima segunda-feira iremos mais uma vez nos reunir para definir exatamente qual caminho seguir em nossa apresentação. Começamos também a pensar no tema do nosso artigo (que será individual).



HEIM, Knut M. Coreferentiality: structure and context in Proverbs 10:1-5." Journal of Translation and Textlinguistics, 1993.

LEVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência. Trad. Carlos Irineu da Costa. 34.ed. São Paulo, 1993.

__________. O que é o Virtual? 34.ed. São Paulo, 1996.

Nenhum comentário: