sexta-feira, 16 de novembro de 2007

continuação do seminário de impressos

Livros Didáticos

O livro didático é o material mais utilizado no cotidiano escolar do aluno. Esse tipo de livro deve conter informações atualizadas, textos de boa qualidade e propor atividades interessantes que facilitem a articulação do seu conteúdo ao conhecimento do aluno.

Hoje, o livro didático além de transferir os conhecimentos orais à linguagem escrita, é um instrumento pedagógico que possibilita o processo de intelectualização e contribui para a formação social e política do indivíduo. O livro instrui, informa, diverte, mas, acima de tudo, prepara para a liberdade.

Em muitos casos, o livro acaba se tornando única fonte e meio de informação. É dever do Estado, com seus programas educacionais, proporcionar aos alunos da rede pública de ensino o mesmo acesso aos livros de primeira qualidade utilizados por alunos da rede privada. A melhoria do ensino envolve interesses econômicos, políticos e estratégicos.

No entanto, não basta acontecer a evolução do livro, embora ele seja de significativa importância. Antes de proporcionar uma ferramenta de qualidade ao aluno e seu professor, é preciso que ambos tenham, entre outras exigências fundamentais, condições de preparo e um lugar adequado para utilizá-lo.

utilizamos dois vídeos sobre o livro didático, dêem uma olhadinha:

*Campanha de MEC – Cuidados com o Livro:
http://www.youtube.com/watch?v=1TfFNnHRXPA
*Desperdício de materiais didáticos:
http://www.youtube.com/watch?v=FptydrN6pRs



Livros Paradidáticos

Os livros paradidáticos vêm sendo cada vez mais utilizados nas escolas, porque cumprem o papel de aprofundamento conceitual que o livro didático muitas vezes não consegue alcançar. Existem coleções paradidáticas específicas para cada etapa da escolaridade. A leitura, as resenhas e os fichamentos têm sido os procedimentos mais difundidos em relação a esses materiais. Algumas coleções paradidáticas têm sido adotadas como substitutivo do livro didático, mas isso na escola pública é mais difícil, dada a falta de acesso a elas. Essas coleções possibilitam a abordagem temática de conteúdos de diversas disciplinas e, muitas vezes, veiculam atualidades.


Enciclopédia

A palavra enciclopédia (do grego enkyklopaidea), formada por enkyklos, circular e paidéia, educação, cultura, significava, na sua origem, um sistema ou círculo completo de educação, isto é, uma formação abrangente que incluía todos os ramos do saber. Posteriormente, o termo foi usado para designar as obras que reuniam as informações necessárias a esse tipo de instrução e que apresentavam, de forma sistemática, o conteúdo das várias artes e ciências.

Aristóteles (384 a.c. - 322 a.c.) foi chamado de pai da enciclopé­dia, pois o conjunto de sua obra, que abarcou uma extensa gama de assuntos, é considerado um trabalho enciclopédico, apesar de não ter sido escrito com essa intenção. As obras com características enciclopédicas eram chama­das de dicionários.

No início, as enciclopédias reuniam um número variado de temas, organizados de maneira sistemática. Essa organiza­ção sempre variava de obra para obra, pois não havia concordância quanto à melhor forma de ordenar logicamente o conhecimento. A concepção estético-formal da enciclopédia foi se consolidando ao longo do tempo e, atualmente, apresenta-se como uma obra em vários volumes, abrangendo todos os assuntos, organizados em verbetes por ordem alfabética, escritos por especialistas de renome, incluindo ilustrações, mapas, gráficos e outros recursos visuais, e publicada por instituições de reconhecida competência.

Com a Internet, a idéia de enciclopédia como algo fixo, trazendo conceitos se amplia, pois os conceitos passam a ser interligados, inclusive permitindo sua ampliação pelos usuários, como é o caso da Wikipédia. A Wikipédiatraz uma ampla gama de informações e temas e muda a todo instante, capturando tendências e modismos na velocidade em que surgem e registrando feitos em tempo real por meio da Internet. O sistema da Wikipédia admite que qualquer pessoa colabore, acrescentando, apagando e corrigindo as informações.

Um comentário:

Laila disse...

SAlly, gostei muito da apresentação d vcs!!
Achei super interessante as observações sobre a literatura de Cordel e sobre as revistas em quadrinhos!O primeiro tive pouco contato, mas o segundo eu cresci lendo e adoro!!
Abraços!!