segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Aula dia 20/08/07

Oi oi!

Esta semana lemos o texto Cibercultura de Pierre Levy, o que nos abriu o caminho para o estudo desta semana. A aula hj foi bem interssante, o tema central foi: A nova relação com o saber. O tema central da aula de hoje foi: A nova relação com o saber.

Assistimos a um vídeo da Entrevista com Michel Serres - Programa Roda Viva - TV Cultura e confrontando-o com o texto acima citado discutimos alguns pontos interssantes como:


  • O caldeirão de raças, ou a genealogia múltipla que temos no Brasil é muito mais positivo do que negativa, uma vez que resulta numa sociedade mais diversa e completa, apesar de tantos graves problemas que aqui existem.

  • O entrevistado conta uma experiência da sua infância e relata que era canhoto, mas a sua professora e seus pais o obrigavam a escrever com a mão direita. Ele disse q em nada considera esta experiência negativa, porque a partir disso ele tornou-se mais completo, porque agora tem habilidade tanto com a mão direita quanto com a esquerda. É interessante buscarmos a percepção do sr múltiplo que existe em cada um de nós.

  • Michel Serres fez uma afirmação polêmica dizendo que o Brasil tem uma visão mais avançada e futurista do que os EUA. Isto porque o Brasil tem grande potencial para achar soluções para os seus problemas (potencial criativo), enquanto que o EUA estão permanentemente fechados em guetos.

ex.: As produções mais criativas e inteligentes no campo da música e da literatura no Brasil foi no período da Ditadura Militar onde as coisas eram muito sensuradas. Hoje que as coisas são muito livres a qualidade caiu consideravelmente.

  • A educação precisa ser "mestiça, múltipla" para que se torne a soilução para os problemas sociais - a educação precisa ser eficaz em todas as todas as faixas etárias e em todas as esferas da sociedade, não só na ecola, mas também na família, na igreja... (EDUCAÇÃO PERMANENTE)

  • O professor ajuda na orientação do aluno frente ao "TURBILHÃO DE CONHECIMENTOS". O professor deve ser um animador, mas não no sentido de "colorir, enfeitar" a aula, mas no sentido de que ele deve despertar e incentivar a busca do aluno pelo conhecimento.

Conversaremos em breve... até logo!

Nenhum comentário: