segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Aula do dia 13/08/2007

Hoje fizemos uma discussão muito interessante acerca do uso das tecnologias na educação.
A partir da leitura do texto Desconectados da Revista Veja pudemos fazer algumas reflexões e críticas sobre afirmações do senso comum das quais tentarei trazer algumas:


  • Será que os professores precisam mesmo ser TREINADOS para trabalhar com as tecnologia na sala de aula? Acredito que a expressão correta não deria "treinar", uma vez que esta nos transmite a idéia de repetição/ reprodução de algo que já vem pronto. Poderíamos dizer que os professores precisam ser FORMADOS. Precisam ir além de aprender a lidar com máquinas modernas, precisam apreender a importância das diversidades no universo educacional e valorizar a cultura virtual que os estudantes trazem consigo.
  • As crianças se interessam muito pelo acesso a sites como orkut, blogs, MSN, jogos... Será que estes podem acrescentar algo ao aprendizado e desenvolvimento destas crianças? Por outro lado, será que o "bom uso" do computador se restringe a fazer pesquisas e trabalhos acadêmicos? Acredito que as crianças podem aprender muita coisa legal a partir desses sites que tanto gostam, podem desenvolver muitas habilidades também. Elas precisam ser advertidas sobre os perigos que existem no universo virtual, mas não podem ser excluídas deste mundo que tanto as atrai. Muito pelo contrário, a escola poderia se tornar muito mais interessante se fosse bem preparada para para a utilização destes recursos. A escola poderia escolher acompanhar as novas configurações da contemporaneidade.
  • A nova forma de linguagem e de escrita que se forma na internet é errada? Ex: vc, pq mt... É óbvio que esta é uma nova forma de se comunicar, uma forma diferente da comunicação formal, mas isso não a torna "errada". As pessoas, principalmente as crianças precisam saber onde utilizar cada forma de comunicação.
  • Estamos vivendo uma época em que as crianças buscas fazer, buscam interagir, buscam conhecer as coisas mais a fundo, e isso é muito bom, porque elas podem ser mais participantes e com isso aprender muito mais e contribuir muito mais com os colegas. É legas que as nossas crianças gostem de "fazer arte" no computador
  • Os professores são menos conhecedores dessa cultura virtual do que os alunos, e isso muitas vezes os assusta. É necessário humildade por parte dos docente e boa vontade para compartilhar conhecimentos.

Após toda essa discussão prosseguimos assistindo e comentando alguns vídeos no Youtube com as seguintes títulos: Pós-modernidade, Multiculturalismo e Globalização e Mestrado da vida.

A Aula foi muito produtiva e me deixou com gostinho de "quero mais", rsrrs. Minha cabeça ficou cheia de idéias.

Aqui estão as bibliografias dos textos utilizados para enriquecer esta aula:

Problematização: ANTUNES, Camila. Desconectados. Revista Veja. Edição 2020, 8 ago. 2007.

BONILLA, Maria Helena. A práxis pedagógica presente e futura e os conceitos de verdade e realidade frente às crises do conhecimento científico no século XX. In: PRETTO, Nelson De Luca. Tecnologias e novas educações. Salvador : EDUFBA, 2005. p. 70-81

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999. Cap. 10.


Um comentário:

Irmão Epifanio Barbosa Lima, SJ disse...

Super qualificado o seu repasse da aula. Parabéns. E não se esqueça que nos encontraremos na África!!!